segunda-feira, 22 de abril de 2013

Plano de aula


Grandezas e Medidas

 

ATIVIDADE: onde encontramos os números no supermercado?

Série: 3 série do ensino fundamental

 

Objetivos Gerais:

Este assunto caracteriza-se por sua forte relevância social, em evidente caráter prático e utilitário. Na vida em sociedade as medidas e as grandezas estão presentes em quase todas as atividades realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

 

ü  Identificar em que situações os números são utilizados no supermercado;

ü  Perceber a necessidade dos números

ü  Identificar e utilizar procedimento de pesos e preços;

 

 

Recursos:

-Sala de vídeo

- Quadro negro e giz;

- Lápis, papel e borracha;

-Folhetos de supermercados

- Embalagens vazias

Atividades aplicadas:
A professora faz uma breve apresentação sobre a história dos números , como surgiram e de onde surgiram e a sua necessidade no cotidiano;

Vídeo

 

2°A partir do vídeo será feita uma pesquisa sobre a necessidade dos números para poder desenvolver a atividade.

3° Os alunos trarão folhetos de supermercados e a partir desse ponta pé será trabalhado peso e preços.

4°Será pedido aos alunos que observe onde os números aparecem no folheto  suas formas se é peso ou se é preço. Os alunos deverá explorar o material e registrarem suas dúvidas em dupla no caderno.

4° Abrir discussão na sala para socialização das observações e conclusões dos alunos.

Questionário

1-    Qual o produto mais caro deste folheto?

2-     Qual o produto mais barato?

3-    Quais produtos podemos comprar por quilo?

4-    Quais produtos compramos por gramas?

5-    Qual dos produtos é o mais caro?

6-    Quais dos produtos é o mais barato?

5° Após respondida e tirada a dúvidas dos alunos será proposta uma brincadeira para que possam entender melhor o conteúdo na pratica e de forma lúdica.

 

BRINCANDO DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Vivenciar situações de compra e venda utilizando o dinheiro.
  • Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Uso e função do dinheiro na sociedade
  • Contagem de cédulas a partir do valor que possuem.
  • Confecção de cédulas.
  • Organização e classificação dos produtos no supermercado.
  • Preços dos produtos no supermercado.

Os preços dos produtos


Para esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na aula anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos fixe nas embalagens.

Brincando de supermercado


Para esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina com as crianças o local em que vão ficar as embalagens dos produtos e os caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 10 minutos cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam R$100,00.

Avaliação

Verificar a participação, os registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das atividades em relação aos seguintes aspectos:

  • Identificam os preços dos produtos comprados no supermercado.
  • Reconhecem peso de preços
  • Usam o dinheiro para vivenciar situações de compra e venda.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21387

Nenhum comentário:

Postar um comentário