Grandezas e Medidas
ATIVIDADE: onde
encontramos os números no supermercado?
Série: 3 série
do ensino fundamental
Objetivos Gerais:
Este assunto caracteriza-se por sua
forte relevância social, em evidente caráter prático e utilitário. Na vida em
sociedade as medidas e as grandezas estão presentes em quase todas as atividades
realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram
claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
ü
Identificar em que situações os números
são utilizados no supermercado;
ü
Perceber a necessidade dos números
ü
Identificar e utilizar procedimento
de pesos e preços;
Recursos:
-Sala de vídeo
- Quadro negro e giz;
- Lápis, papel e borracha;
- Quadro negro e giz;
- Lápis, papel e borracha;
-Folhetos de supermercados
- Embalagens vazias
Atividades aplicadas:
Atividades aplicadas:
1º A professora faz uma breve apresentação sobre a
história dos números , como surgiram e de onde surgiram e a sua necessidade no
cotidiano;
Vídeo
2°A
partir do vídeo será feita uma pesquisa sobre a necessidade dos números para
poder desenvolver a atividade.
3°
Os alunos trarão folhetos de supermercados e a partir desse ponta pé será
trabalhado peso e preços.
4°Será
pedido aos alunos que observe onde os números aparecem no folheto suas formas se é peso ou se é preço. Os alunos
deverá explorar o material e registrarem suas dúvidas em dupla no caderno.
4°
Abrir discussão na sala para socialização das observações e conclusões dos
alunos.
Questionário
1-
Qual o produto mais caro deste folheto?
2-
Qual o
produto mais barato?
3-
Quais produtos podemos comprar por quilo?
4-
Quais produtos compramos por gramas?
5-
Qual dos produtos é o mais caro?
6-
Quais dos produtos é o mais barato?
5°
Após respondida e tirada a dúvidas dos alunos será proposta uma brincadeira
para que possam entender melhor o conteúdo na pratica e de forma lúdica.
BRINCANDO
DE COMPRA E VENDA NO SUPERMERCADO
Dados da
Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
- Vivenciar situações
de compra e venda utilizando o dinheiro.
- Reconhecer os preços dos produtos comprados no supermercado.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Uso e função do
dinheiro na sociedade
- Contagem de cédulas
a partir do valor que possuem.
- Confecção de
cédulas.
- Organização e
classificação dos produtos no supermercado.
- Preços dos produtos
no supermercado.
Os preços dos produtos
Para
esta atividade, traga etiquetas para a sala e proponha que definam os preços
das embalagens. Divida as crianças em grupo seguindo os critérios usados na
separação das embalagens e nas conversas da roda sobre o preço dos produtos na
aula anterior. Depois de organizadas as etiquetas com os preços dos produtos
fixe nas embalagens.
Brincando de supermercado
Para
esta atividade, reproduza várias cédulas de R$1,00 até R$50,00. Organize
previamente os espaços da sala de aula para desenvolver essa atividade. Defina
com as crianças o local em que vão ficar as embalagens dos produtos e os
caixas. Combine que todos vão poder atuar como caixa, podendo ficar 10 minutos
cada um. Peça que tragam nesse dia sacos de supermercado para guardar as
compras. Distribua dez notas de R$1,00, duas notas de R$5,00, três notas de
R$50,00 para cada criança. Antes de ir as "compras" peça que contem
quanto receberam em dinheiro. Ajude as crianças descobrirem que todos receberam
R$100,00.
Avaliação
Verificar a participação, os
registros, as estratégias usadas pelas crianças durante a realização das
atividades em relação aos seguintes aspectos:
- Identificam os preços dos produtos comprados
no supermercado.
- Reconhecem peso de preços
- Usam o dinheiro para vivenciar situações de
compra e venda.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21387
Nenhum comentário:
Postar um comentário