A
palavra "ábaco" significa "areia" em Árabe. De acordo com o Dicionário
Houaiss, a palavra portuguesa "ábaco" se origina do Grego
e quer dizer "mesa de matemático". Chegou ao português pelo Latim, no
qual significava "tábua
de cálculo." O ábaco é um antigo instrumento de
cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no
sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas,...)
e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas,...) que podem
fazer-se deslizar livremente,
onde é possível através
dele, realizarem-se cálculos numa velocidade bem maior do que se o cálculo
fosse feito apenas utilizando-se a mente, com certa prática algumas pessoas
chegam a calcular no ábaco mais rapidamente do que usando uma calculadora
eletrônica. O ábaco teve sua origem provavelmente na Mesopotânea, há
mais de 5.500 anos.
O
ábaco era muito utilizado antes do sistema
de numeração Hindu-Arábico ter sido criado. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do
ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo
com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é
utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair.
História
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que
segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua
forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. Daí, uma
variedade de ábacos foram desenvolvidos
Quando
finalmente o sistema de numeração Hindu-Arábico, introduziu a utilização do
zero nos cálculos, o papel começou a ser mais utilizado em cálculos matemáticos
e o ábaco começou a perder seu poder, o que não impediu de ele ser utilizado
até hoje na Ásia, especialmente na China.
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ÁBACO
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MOMENTO HISTÓRICO
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FORMA DE CONTAGEM
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Ábaco Mesopotâmico
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O ábaco Mesopotâmico foi desenvolvido por volta de 2400 a.C e
foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras
eram desenhadas na areia;
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Os números eram
eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos
cálculos.
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Ábaco Egípcio
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O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador
grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos)
pelos egípcios,
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Era oposta na direção quando comparada com
o grego
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Ábaco Grego
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O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de
149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, Estes eram feitos de
madeira ou mármore com linhas paralelas pintadas ou vazadas
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Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo
de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer
mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de
abakion.
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Ábaco Chinês
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O registro mais antigo que se conhece é um esboço presente num
livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan
Pan" que significa "prato de cálculo".
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O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas
varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco
2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que
aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros
hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades
espalhadas pelo mundo.
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Ábaco Japonês
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Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do
ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e
ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.
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Uma vez que os japoneses utilizam o sistema decimal optaram
por adaptar o ábaco 1/5 para o ábaco 1/4, desta forma é possível obter
valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna.
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Ábaco Russo
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O ábaco russo,
inventado no século XVII, estava em uso em todas
as lojas e mercados de toda a antiga União Sovietica, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até os anos 90.
Ainda hoje é utilizado mais também se faz uso de
novas tecnologias.
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Ele opera de forma ligeiramente diferente dos ábacos
orientais. As contas movem-se da esquerda para a direita e o seu desenho é
baseado na fisionomia das mãos humanas.
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Ábaco
escolar
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Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados no âmbito
escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numerico e da arimetica. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e
registrar quantidades.
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Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e
cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser
utilizado para representar números acima de 100.
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Fonte:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/abaco.html
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