sexta-feira, 5 de abril de 2013

A intervenção da matemática no processo inicial



A criança constrói os conceitos por meio das experiências e da interação social, processo enriquecedor e fundamental na aprendizagem. A manipulação de diversos materiais de contagem e discussões que antecedem a realização de atividades matemáticas partem da premissa que o jogo é construtivo, que motiva a criação de novas ações, e que estes auxiliam no desenvolvimento da imaginação e do raciocínio, favorecem a utilização dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem da matemática.

A ação do professor é extremamente necessária durante o processo, pois é ele que vai efetuar a seleção do material mais apropriado às questões mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma sequenciada que leve a uma abstração gradativa. Todo ato intelectual é construído progressivamente, e por isso, cabe ao professor criar situações que possibilite à criança agir na construção do seu conhecimento.

Existe uma diversidade de estratégias que o professor pode utilizar na prática pedagógica no processo inicial do conceito de números; a intervenção e a ação são de grande importância no processo da aprendizagem, sendo possível trabalhar de forma lúdica, valorizando a realidade da qual o aluno está inserido, pois a ludicidade é parte integrante na aprendizagem dos conceitos matemáticos, propiciando à criança: interagir, vivenciar, conhecer e explorar; promovendo, estimulando e exercitando o que lhe foi apresentado para que treine suas habilidades.

O professor deve utilizar diversas metodologias, assim como, a necessidade de aprender, demonstrando a importância do saber numérico para a convivência em sociedade, encorajando o pensamento da criança, resultando positivamente na construção do conceito de número e usando materiais concretos, onde a criança conseguirá entender melhor partindo do que vê e vivencia no cotidiano.

Todo ato intelectual é construído progressivamente, e por isso, cabe ao professor criar situações que possibilite a criança, agir na construção do seu conhecimento.

A contagem é uma das primeiras formas em que a criança entra em contato com o sentido de número, e acontece espontaneamente em vivências do cotidiano infantil. As oportunidades do cotidiano possibilitam o desenvolvimento da habilidade das crianças de expressarem por meio da oralidade a sequência correta dos números, organizando experiências que privilegiem a construção de diferentes conceitos matemáticos, por meio de atividades lúdicas, com aulas dinâmicas, jogos e brincadeiras que estimulem os alunos, ajudando a construir o conceito de número, através de experiências em diferentes graus de complexidade, que inicialmente, devem ser vivenciadas em atividades concretas, como por exemplo, o uso de palitos, tampinhas, entre outras possibilidades, deve estar à disposição dos alunos para manipulação, onde gradativamente, poderá compreender as operações matemáticas mais complexas.

É necessário que o professor esteja sempre se atualizando, diante das transformações da sociedade, buscando estratégias inovadoras e condizentes com a realidade dos alunos para que o aprendizado seja significativo e prazeroso, a fim de permitir, um aprendizado significativo, proporcionando um retorno profissional mais promissor e despertando o interesse do educando por uma disciplina que aparentemente é difícil, mas aplicada ao cotidiano se tornará simples e extremamente necessária, afinal, usamos matemática para quase todas as funções sociais.

 



Um comentário:

  1. Descrever os conceitos matemáticos explica a necessidade de seu uso e nos auxilia nesta compreensão. Parabéns pelo Blog!

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