A criança constrói os conceitos por meio das experiências e da interação
social, processo enriquecedor e fundamental na aprendizagem. A manipulação de
diversos materiais de contagem e discussões que antecedem a realização de
atividades matemáticas partem da premissa que o jogo é construtivo,
que motiva a criação de novas ações, e que estes auxiliam no desenvolvimento da
imaginação e do raciocínio, favorecem a utilização dos mesmos no processo de
ensino e aprendizagem da matemática.
A ação do professor é extremamente necessária durante o
processo, pois é ele que vai efetuar a seleção do material mais apropriado às
questões mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma sequenciada
que leve a uma abstração gradativa. Todo ato intelectual é construído
progressivamente, e por isso, cabe ao professor criar situações que possibilite
à criança agir na construção do seu conhecimento.
Existe uma diversidade de estratégias que o
professor pode utilizar na prática pedagógica no processo inicial do conceito
de números; a intervenção e a ação são de grande importância no processo da
aprendizagem, sendo possível trabalhar de forma lúdica, valorizando a realidade
da qual o aluno está inserido, pois a ludicidade é parte integrante na
aprendizagem dos conceitos matemáticos, propiciando à criança: interagir, vivenciar,
conhecer e explorar; promovendo, estimulando e exercitando o que lhe foi
apresentado para que treine suas habilidades.
O professor deve utilizar diversas
metodologias, assim como, a necessidade de aprender, demonstrando a importância
do saber numérico para a convivência em sociedade, encorajando o pensamento da criança, resultando
positivamente na construção do conceito de número e usando materiais concretos,
onde a criança conseguirá entender melhor partindo do que vê e vivencia no
cotidiano.
Todo ato intelectual é construído progressivamente, e por
isso, cabe ao professor criar situações que possibilite a criança, agir na
construção do seu conhecimento.
A contagem é uma das primeiras formas em que a
criança entra em contato com o sentido de número, e acontece espontaneamente em
vivências do cotidiano infantil. As oportunidades do cotidiano possibilitam o
desenvolvimento da habilidade das crianças de expressarem por meio da oralidade
a sequência correta dos números, organizando experiências que privilegiem a
construção de diferentes conceitos matemáticos, por meio de atividades lúdicas,
com aulas dinâmicas, jogos e brincadeiras que estimulem os alunos, ajudando a
construir o conceito de número, através de experiências em diferentes graus de
complexidade, que inicialmente, devem ser vivenciadas em atividades concretas,
como por exemplo, o uso de palitos, tampinhas, entre outras possibilidades,
deve estar à disposição dos alunos para manipulação, onde gradativamente, poderá
compreender as operações matemáticas mais complexas.
É necessário que o professor esteja sempre se
atualizando, diante das transformações da sociedade, buscando estratégias
inovadoras e condizentes com a realidade dos alunos para que o aprendizado seja
significativo e prazeroso, a fim de permitir, um aprendizado significativo, proporcionando
um retorno profissional mais promissor e despertando o interesse do educando
por uma disciplina que aparentemente é difícil, mas aplicada ao cotidiano se
tornará simples e extremamente necessária, afinal, usamos matemática para quase
todas as funções sociais.
Descrever os conceitos matemáticos explica a necessidade de seu uso e nos auxilia nesta compreensão. Parabéns pelo Blog!
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