quinta-feira, 23 de maio de 2013

Plano de aula Fraçoes


Assunto: Frações

Público Alvo: 4° e 5° anos

Necessidade: Visando atender e compreender a utilização e as necessidades práticas cotidianas dos alunos, onde se faz presente o uso de frações no dia-a-dia, é que está aula se faz necessária.

Objetivos

·         Desenvolver o raciocínio lógico.

·         Compreender a fração como parte da divisão presentes em várias situações do dia-a-dia.

·         Construir representações fracionárias.

·         Resolver situações problemas.

·         Ler e interpretar dados apresentados em gráficos e tabelas.


Conteúdos Conceituais:

·         Numerador e denominador.

·         Gráfico.

·         Tabela de receita.

·         Situações problema



Metodologia:

Aula expositiva e dialógica, trabalho em grupo e individual.


1º Momento: A professora explica para os alunos, numerador e denominador , mostrando figuras com a representação e mostrando como se lê uma fração , para facilitar a visualização utiliza cartaz explicando oralmente.

2º Momento:A professora passa uma atividade xerografada sobre uma pesquisa realizada com uma turma da 4ª série, mostrando o resultado, em seguida os alunos irão desenhar um círculo e representar as questões propostas.

3º Momento: Com uma caixa de pizza desenhado um gráfico com divisões de cores diferentes será trabalhado as vinte e quatro horas do dia com nome de um aluno imaginário, é formado grupo com quatro integrantes todos os grupos receberão dois discos do gráfico confeccionado de EVA para a realização das atividades.

4º Momento: Será entregue uma cópia da receita para cada aluno e uma folha de sulfite em branco esta atividade relaciona-se com problemas envolvendo fração e a multiplicação. Para realizar as atividades os alunos fazem uso dos discos de frações feitos por eles mesmos em aulas anteriores.

 
Jogo de Dominó: Após finalizar as atividades a professora entrega o jogo dominó de frações um material concreto para o aluno fixar o conteúdo, observação e concentração e desenvolver raciocínio lógico-matemático.

Este dominó de fração contém figuras com partes pintadas de um lado e do outro lado o numero representando a fração. Pode ser jogado por até quatro jogadores as peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas para baixo. Cada jogador pega sete peças no monte, uma pessoa começa o jogo, revelando uma peça, os jogadores, um a um vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando.

Quando o jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha o jogo quem conseguir se livrar de todas as peças antes dos outros.


 

Tempo: 2 aulas.

 

Recursos: Disco de frações, caixa de pizza, cartolina, cola, tesoura, régua, pincel, lápis de cor, EVA, dominó de fração, papel sulfite, atividade xerografada, fita adesiva, jogo de frações.

 

Avaliação: A avaliação será contínua através da participação e desempenho dos alunos, no desenvolvimento das atividades.

11 comentários:

  1. dae só nao decha online éssa cenana se nao minha profe vai ve q copiei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Este plano de aula e maravilhoso gostei de mais.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei por que assim posso aprender mais...
    E desenvolver a minha mente

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, bem criativo, vou fazer com meus alunos

    ResponderExcluir
  5. adorei esse dominó de frações... bem criativo... parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse jogo dominó de frações gostei vou fazer com minha turma

    ResponderExcluir
  7. as atividades exemplares nao condiz com a logica do conteude de matematica nos jopgos do domino,ok?

    ResponderExcluir