Através dos
parâmetros curriculares de matemática é possível observar o uso do calculo
mental como uma das diversas formas de se calcular, adaptando-se a uma
determinada situação, nas operações envolvidas. O exercício e a sistematização
dos procedimentos de cálculo mental, ao longo do tempo, levam-no a ser
utilizado como estratégia de controle do cálculo escrito.
O calculo mental ajuda o aluno a organizar
seu pensamento, agilizando o trabalho cognitivo, pois o aluno é estimulado a
pensar rapidamente e encontrar uma solução para o problema. O calculo mental
também contribui para o maior domínio do calculo escrito à medida que o
agiliza, além de permitir o aluno que compreenda algumas das propriedades das
operações matemáticas.
O aluno deve ser estimulado a pensar apesar
das diversas facilidades da era moderna que serve como auxilio, devendo ser
estimulado desde cedo para que se possa desenvolver com muito mas facilidade a
capacidade de calculo deste aluno seja ele escrito ou mental. O trabalho com
calculo mental permite ao aluno construir novos esquemas, desenvolver
habilidades como a atenção, memória, concentração e a ampliar o repertório de
cálculo e agilizar seu pensamento para o uso para o cotidiano.
A
prática do cálculo mental, apesar de não ser muito estimulada pelas escolas
brasileiras, pode desenvolver habilidades como a atenção, concentração, memória
e agilidade.
Exemplos
de calculo mental:
Calcular
primeiro dezenas exatas e os números que formam dezenas.
Arredondar
e depois fazer a compensação.
Decompor
o subtraendo (valor que será subtraído).
O cálculo mental ajuda a compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações
Descobrir as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos e apresentar outras ajuda a turma a se sair bem nos cálculos escritos.
Para memorizar alguns
resultados
Dominó Jogos ajudam a
aprimorar a capacidade de cálculo. Para a turma ficar craque na soma de
parcelas com resultado até 6, por exemplo, leve para a classe um dominó comum e
estabeleça uma regra diferente: os jogadores devem unir as peças de forma que a
soma das duas seja 6.
Crachá Distribua crachás
com números de 0 a 10 para todos as crianças antes do recreio. Na volta, peça
que entrem na sala em duplas de forma que a soma de seus crachás seja 10. Em
outra atividade, varie os números dos crachás e crie novas senhas.
- Pares com soma par.
- Pares com soma ímpar.
- A divisão dos dois números é exata.
http://revistaescola.abril.com.br/calculo-mental/
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/calculo-mental-quanto-mais-diversos-caminhos-melhor-427462.shtml
Caesars Palace: Casino, Hotel, Restaurant Reviews - DRMCD
ResponderExcluirHotel reviews, hours, maps, photos, 전주 출장안마 reservations, and more for Caesars 과천 출장샵 Palace, Las 의왕 출장샵 Vegas. 김제 출장샵 Search for the 포천 출장마사지 best deal?